Chevrolet Monza: Conheça o carro mais desejado dos anos 80



Mesmo não sendo um carro tão popular no mercado automotivo, o Chevrolet Monza foi líder de vendas, por consecutivos três anos. Fabricado na Alemanha, o mesmo só chegou ao Brasil no ano de 1982. 

Conheça a história desse carro que foi considerado o carro mais desejado no anos 80. Assim como, o motivo que levou o Chevrolet Monza a ser uma febre nacional . Vamos lá? 


Chevrolet Monza: A história desse sucesso de vendas 


No dia 13 de maio do ano de 1982 chega ao Brasil um carro que tinha como slogan  "Poucos têm o que muitos desejam". Assim, era considerado o tão desejado Chevrolet Monza

Possuindo até hoje uma grande quantidade de fãs, o Monza teve no total 850 mil unidades fabricadas. Além disso, esteve ao pódio dos carros mais vendidos no Brasil durante três anos consecutivos. 

A primeira versão a ser comercializada no Brasil foi a hatch. Contudo, o que realmente fez sucesso com os brasileiros foi os modelos sedãs. Assim, contando com as versões luxuosas e também esportistas, o Monza virou uma febre nacional. 



Características do Chevrolet Monza




O Chevrolet Monza possuía um acabamento interno bem feito. Além disso, tinha itens que ofereciam ao usuário um conforto maior que os carros equivalentes da época. 

Seu tamanho era médio, contudo bem espaçoso. Além disso, possuía um porta - malas de um tamanho bem satisfatório. Assim, tendo uma estrutura bem distribuída que garantia características únicas ao usuário. 


Monza Tubarão: O sedã desejado pelos brasileiros 




A partir dos anos 90, o Chevrolet passa por modificações, chegando então a um dos sedãs mais desejados pelos brasileiros. Assim, sendo apelidado carinhosamente como Monza Tubarão. Conheça as características que fizeram essa versão tão especial: 

  • Injeção eletrônica monoponto; 
  • 1.8 EFI com potência de 99 cavalos e 16,0 kgfm,
  • 2.0 EFI chegando a 110 cavalos de potência e 16,8 kgfm; 
  • Câmbio automático de 3 marchas; 
  • Porte medindo cerca de 4,493 m;

Nos últimos anos de sua fabricação, o Chevrolet Monza foi perdendo lugar no mercado automotivo. Chegando ao seu fim no ano de 1996. Contudo, deixando muitas lembranças e saudades para os amantes desse carro. 



Top 5 beberrões: Conheça os carros que mais bebem no Brasil


Para quem mora na cidade, nem sempre carro com alto consumo é uma boa escolha. Certamente o preço do combustível é o vilão nessa história toda, considerando o alto valor constante. 

O Inmetro divulgou o ranking de carros que mais bebem no Brasil. Assim, levando em consideração as informações de consumo disponibilizadas pelas montadora. Confira aqui o top cinco apontados como "beberrões".



5º Lugar: Jepp Compass Flex


Em quinto lugar temos o Jepp Compass na versão flex. Assim, tendo como consumo energético um total de 2,4 MJ/km para qualquer combustível utilizado. 

Para ter uma base de consumo, iremos usar a gasolina como exemplo. Então, o desempenho dentro cidade chega a 8,1 km/L, entanto nas estradas esse valor chega a 10,5 km/L. 


4º lugar: Jeep Renegade Diesel 


O Jeep Renegade Diesel ocupa a quarta posição do nosso ranking. Seu desempenho chega a 2,63 MJ/km. Podendo chegar até 2,73 MJ/km, dependendo da qualidade do combustível. 

Seu consumo dentro da cidade chega a ser de 9,4 km/L. Enquanto, na estrada o Renegade pode fazer cerca de 11,5 km/L. Por ser um motor 2.0 a diesel, mesmo com um consumo um pouco alto, tem uma excelente autonomia. 


3º Lugar Chevrolet Trailblazer 


No terceiro lugar temos o Chevrolet Trailblazer, o mesmo não teve tantas unidades vendidas quanto se era esperado. Certamente, o principal motivo seja o seu alto consumo na cidade. Além, de ter um preço mais elevados do que os concorrentes da mesma categoria. 

Seu desempenho fica entre 3,0 MJ/Km chegando a 3,05 MJ/Km. O combustível utilizado nesse modelo é a gasolina. Assim, seu consumo dentro da cidade chega a 6,6 km/l e nas entradas pode chegar no total de 8,6 km/L. 


2º Lugar: Mitsubishi Pajero Outdoor


A 4X4 a diesel Mitsubishi Pajero Outdoor ocupa o nosso segundo lugar. Tudo isso pelo fato da mesma ter um consumo bem alto para a categoria de carros de passeios. Então, chegando a 3,14 MJ/Km de consumo energético. 

Seu desempenho nas estradas pode chegar a 9,6 Km/l. Enquanto na cidade, poderá ter um consumo alto de 8,0 Km/L. Não é de hoje que a Pajero fica na lista de carros que mais consomem. 


1º Lugar: Chevrolet Trailblazer Versão 2.8


E mais uma vez o Chevrolet Trailblazer aparece aqui na nossa lista. Dessa vez, é a versão 2.8 que ocupa o primeiro lugar do pódio. Enquanto, na outra versão o desempenho fica na casa de 3,05 MJ/Km, nessa ele pode chegar a 3,28 MJ/Km. 

Na questão consumo, na estrada o 2.8 diesel faz cerca de 9,1 Km/l. Contudo, na cidade esse valor cai para 7,8 Km/L. Isso na versão diesel. Para os modelos que utilizam gasolina isso diminui mais ainda. 

E ai caro leitor, gostou do nosso top 5 de carros "beberrões"? Se você tem algum auto que bebe demais, deixe nos comentários o nome dele, assim no próximo top 5 ele possa aparecer por aqui. Até mais! 










Mecânica preventiva no seu auto: Por que é tão essencial?


Um auto para muitos é considerado como um amigo especial e até mesmo faz parte da família. Certo ? Pois mesmo assim, a mecânica preventiva nem sempre é feita com frequência. Assim, ocasionando muitas vezes, problemas que poderiam ter sido evitados. 
Para ajudar você a evitar "dores de cabeça" futuras, criamos esse post com dicas para manter seu auto sempre com a manutenção em dia. Confira agora. 

Mecânica preventiva: O que é? 

A mecânica preventiva nada mais é do que uma forma de verificar os itens do carro para antecipar qualquer manutenção que seja necessária. Assim, é possível fazer a troca de qualquer peça que esteja com desgaste ou quebra. 

O período correto para a manutenção é definido através do manual do proprietário do seu veículo. Dessa forma, a verificação da parte mecânica deve ser feita conforme é estipulado pela montadora. Já que a mesma, possui referência de durabilidade das peças e também do sistema do carro. 

Qual a vantagem da mecânica preventiva? 


Ao fazer a mecânica preventiva do seu auto, além de garantir que seu carro tenha uma vida útil maior, garante também vantagens que são indispensáveis. Conheça quais são elas: 
  • Valorização: Para quem deseja futuramente vender seu carro, manter a manutenção em dia, garante que o mesmo tenha uma maior valorização; 
  • Economia: Com a troca antecipada de uma peça quebrada ou desgastada, garante que futuramente a mesma não veia a ocasionar problemas ainda maiores; 
  • Eficiência: Com todas as regulagens conferidas constantemente, garante que o veículo tenha um consumo menor, além de uma eficiência e desempenho maiores; 
  • Segurança: Já pensou durante uma viagem o freio não venha a funcionar? Pois com a mecânica preventiva evita que isso venha a acontecer, além de garantir uma maior segurança através dos outros itens do carro. 

Itens que devem ser conferidos

Cada fabricante possui um esquema de manutenção preventiva para cada modelo de auto. Contudo, muitos procedimentos são de forma padrão para todos os automóveis. Confira quais são: 

  • Filtros de ar e de combustível;
  • Pneus; 
  • Suspensão; 
  • Filtro de óleo; 
  • Água do sistema de arrefecimento; 
  • Fluído de freios e de direção. 

Qual o tempo correto para efetuar a manutenção preventiva? 



Geralmente a mecânica preventiva acontece de 6 em 6 meses ou a cada quilometragem definida pelo fabricante. Portanto, é de grande valia respeitar o período determinado para o seu auto. 

Para veículos mais antigos, é essencial que essa manutenção seja realizada periodicamente. Já para os carros mais novos, deverá ser feita como recomenda a concessionária. 

Além disso, antes de efetuar uma viagem longa, faça a revisão mecânica do seu auto, mesmo que tenha realizado a manutenção a pouco tempo. Assim, garantirá uma viagem mais tranquila e segura. Fica a dica caro leitor. 



Gol Quadrado: A história desse mito


O Gol quadrado surge com o importante missão de ser um sucessor do célebre Fusca. E com muito êxito torna-se um dos carros mais vendidos pela Volkswagen. Conheça tudo sobre esse veículo que por muitos anos foi o “queridinho” dos brasileiros.



Gol quadrado: Um pouco da história



Lançado em 1980, o Gol GTI Volkswagen ou também chamado de Gol quadrado veio para ser o herdeiro do então consagrado Fusca. Contudo, a sua idealização ocorreu em 1975, cinco anos antes.

Foi um dos primeiros carros da montadora a ter a tração e também o motor na parte dianteira. Além de ter um design inovador, criado por Giorgetto Giugiaro, possuía um design ainda não visto em carros brasileiros.

Seu nome veio da tradição que a Volks tinha em nomear seus modelos com nomes referentes aos esportes. Assim, temos como exemplos o Golf e o Derby.

Confira as primeiras características que o Gol quadrado em seu lançamento:
·         Motor arrefecido com água;
·         Tração dianteira;
·         Estrutura inspirada no Golf;
·         Motor 1300 tendo apenas 47 cavalos;
·         Suas primeiras unidades não tiveram tantas vendas como esperado.


A primeira geração desse sucesso de vendas

A primeira geração do Gol quadrado teve cerca de 6 milhões de unidades fabricadas nos seus primeiros anos. Desse número, 5 milhões foram vendidos para o mercado interno.

Além disso, foi o primeiro carro brasileiro a ter em seu sistema injeção eletrônica. Fato esse que ocorreu em 1989, sendo então um orgulho para a montadora Volkswagen.

No ano de 1994 foi a despedida da fabricação da primeira geração desse mito. Assim, para finalizar com chave de ouro, a montadora lança a versão Gol Copa, devido a nesse mesmo ano estar ocorrendo a Copa do Mundo.

Não só a despedida marcou essa versão, mas várias modificações realizadas nesse modelo que seriam de grande valia para a segunda geração. Veja quais:


·         Motor AP 1600;
·         Acabamento interno mais confortável;
·         Volante esportivo;
·         Câmbio 4 machas;
·         Potência de 80 cavalos.

Santana VW: Conheça a história desse ícone da Volkswagen

O Santana VW foi considerado um marco para a marca alemã aqui no Brasil. Visto que, foi o primeiro carro de luxo da Volkswagen disponível n...