Um auto para muitos é considerado como um amigo especial e até mesmo faz parte da família. Certo ? Pois mesmo assim, a mecânica preventiva nem sempre é feita com frequência. Assim, ocasionando muitas vezes, problemas que poderiam ter sido evitados.
Para ajudar você a evitar "dores de cabeça" futuras, criamos esse post com dicas para manter seu auto sempre com a manutenção em dia. Confira agora.
Mecânica preventiva: O que é?
A mecânica preventiva nada mais é do que uma forma de verificar os itens do carro para antecipar qualquer manutenção que seja necessária. Assim, é possível fazer a troca de qualquer peça que esteja com desgaste ou quebra.O período correto para a manutenção é definido através do manual do proprietário do seu veículo. Dessa forma, a verificação da parte mecânica deve ser feita conforme é estipulado pela montadora. Já que a mesma, possui referência de durabilidade das peças e também do sistema do carro.
Qual a vantagem da mecânica preventiva?
Ao fazer a mecânica preventiva do seu auto, além de garantir que seu carro tenha uma vida útil maior, garante também vantagens que são indispensáveis. Conheça quais são elas:
- Valorização: Para quem deseja futuramente vender seu carro, manter a manutenção em dia, garante que o mesmo tenha uma maior valorização;
- Economia: Com a troca antecipada de uma peça quebrada ou desgastada, garante que futuramente a mesma não veia a ocasionar problemas ainda maiores;
- Eficiência: Com todas as regulagens conferidas constantemente, garante que o veículo tenha um consumo menor, além de uma eficiência e desempenho maiores;
- Segurança: Já pensou durante uma viagem o freio não venha a funcionar? Pois com a mecânica preventiva evita que isso venha a acontecer, além de garantir uma maior segurança através dos outros itens do carro.
Itens que devem ser conferidos
Cada fabricante possui um esquema de manutenção preventiva para cada modelo de auto. Contudo, muitos procedimentos são de forma padrão para todos os automóveis. Confira quais são:- Filtros de ar e de combustível;
- Pneus;
- Suspensão;
- Filtro de óleo;
- Água do sistema de arrefecimento;
- Fluído de freios e de direção.
Qual o tempo correto para efetuar a manutenção preventiva?
Geralmente a mecânica preventiva acontece de 6 em 6 meses ou a cada quilometragem definida pelo fabricante. Portanto, é de grande valia respeitar o período determinado para o seu auto.
Para veículos mais antigos, é essencial que essa manutenção seja realizada periodicamente. Já para os carros mais novos, deverá ser feita como recomenda a concessionária.
Além disso, antes de efetuar uma viagem longa, faça a revisão mecânica do seu auto, mesmo que tenha realizado a manutenção a pouco tempo. Assim, garantirá uma viagem mais tranquila e segura. Fica a dica caro leitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário